Congresso em foco

Quase metade da bancada federal é excluída de prêmio por ser alvo de inquéritos

Alvos de inquéritos em andamento, cinco dos 11 integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte foram excluídos da 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, que distingue os melhores parlamentares do Congresso Nacional. A escolha mobiliza milhares de pessoas na internet e reduziu em 45% as opções dos norte-rio-grandenses.

No Senado Federal, ficaram de fora da relação dos aptos a serem votados os senadores Garibaldi Alves Filho (MDB) e José Agripino Maia (DEM). Já na Câmara Federal, o corte atingiu os deputados federais Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM) e Rogério Marinho (PSDB). Juntos, eles somam citação em 14 inquéritos em andamento.

De acordo com o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, foram excluídos da relação de candidatos os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. “Aguardamos contestações solicitando a inclusão de nomes, com alegação de algum equívoco nosso, mas isso não ocorreu”, afirmou ele.

Por meio de sua Assessoria, o senador Garibaldi Alves Filho disse que não considera justo, mas respeita o critério do Congresso em Foco. Ele já apresentou defesa e demonstrou que a doação de 2008 questionada foi oficial e sem contrapartida ao doador. O deputado Felipe Maia entende que a adoção de critérios por prêmios é livre, mas acha injusto que “um parlamentar sem condenação não possa ser avaliado pela população”. Felipe ressaltou que ele é o deputado que menos gasta com Cota Parlamentar e o seu mandato já foi bem avaliado por veículos de comunicação nacional.

A reportagem do Portal No Ar estabeleceu contato com as demais assessorias dos parlamentares, mas eles preferiram não se manifestar.

Na última parcial divulgada em 5 de julho, os deputados federais Zenaide Maia (PHS), Rafael Mota (PSB) e Antônio Jácome apareceram como os potiguares mais bem avaliados. Já entre os senadores, Fátima Bezerra (PT) é, até aqui, a norte-rio-grandense com melhor avaliação.

Parlamentares/Partido – Número de inquéritos

  • Garibaldi Alves Filho (MDB) – 1
  • José Agripino (DEM) – 4
  • Fábio Faria (PSD) – 2
  • Felipe Maia (DEM) – 1
  • Rogerio Marinho (PSDB) – 6