Eleições 2018

Em convenção, MBD lança candidata transexual para deputada estadual no Rio

A transexual Loren Alexsandre, 58, conhecida como “Loren Rainha do Buá” é presidente do Movimento de Gays, Travestis e Transformistas (MGTT) e será candidata a deputada estadual pelo Rio de Janeiro, representando a sigla MDB Mulher. Ela foi oficializada em convenção na sede do partido, no Rio de Janeiro.

Loren Rainha do Buá é responsável há 18 anos pela organização da Parada LGBTI de Madureira, na Zona Norte do Rio, que neste ano levou como tema: “Vote certo para não chorar. Queremos renovação já”.

Com forte base eleitoral na Zona Norte do Rio, a candidata à Assembleia Legislativa do Rio visa pautar propostas que impacte positivamente na vida da população fluminense.

“O político precisa legislar para o povo, defender os interesses da população, provocar mudanças no sistema através de leis que, de fato, atenda às necessidades básicas e de direito da população”, afirma Alexsandre.

Para a empresária , essas eleições serão cruciais para definir o futuro do Estado, e o impacto nos municípios. “Precisamos oxigenar o cenário político, trazer novos nomes e propostas com chances de resultados efetivos em curto prazo – não somente eletivas”, analisa Loren.

“Aceitei o convite do partido em respeito à população LGBTI e pelas minorias, pois nós da diversidade somos usados em campanhas eleitorais, e quando eles são eleitos, não temos voz, somos esquecidos. Os políticos se escondem e saem pelas portas dos fundos para não nos receber. Minha campanha será feita para quem não aguenta mais essa velha política. Saúde, educação, empregabilidade sem violação dos diretos humanos e cultura será minha principal plataforma”, conclui.

Em 1998, Loren foi à primeira trans no mundo a ter uma sigla. Concorreu para deputada federal pelo PP.