RN

RN tem melhor período chuvoso dos últimos sete anos

O Rio Grande do Norte teve o melhor período chuvoso dos últimos sete anos, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. Ainda de acordo com a Emparn, com o fim do mês de julho, o período chuvoso do estado chegou ao fim, tanto para o semiárido potiguar, como para as regiões do Leste e Agreste.

Uma análise realizada pela Unidade de Meteorologia da Emparn constatou que o acumulado de volume de chuva entre janeiro e junho de 2018 ficou em 734,6 milímetros. A quantidade está bem próxima do que é esperado em condições normais pelos pesquisadores, que é de 758,3 milímetros.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária afirma que entre 2012 e 2017, quando várias regiões do Rio Grande do Norte enfrentaram seca, o volume de chuva ficou sempre abaixo de 35,9% da média esperada.

“O volume de chuvas registrado neste ano possibilitou a recuperação parcial do volume armazenado nos principais reservatórios do Rio Grande do Norte, amenizando de forma significativa o problema no abastecimento de água em muitos municípios do interior do estado”, afirma o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

Segundo ele, choveu acima da média nas microrregiões de Macau (35%), e do Médio Oeste (20,2%). Enquanto que o destaque negativo, onde choveu abaixo da média, fica por conta das microrregiões da Serra de São Miguel (-19,3%), Seridó Oriental (-13,3%), Borborema Potiguar (-16,4%) e o Agreste Potiguar com -16,0%.

Por G1 RN