Saúde

Programa Mais Médicos tem 139 vagas para 65 municípios do RN

O novo edital do programa ‘Mais Médicos’ foi publicado nesta terça-feira, 20, no Diário Oficial da União, com 139 vagas para 65 municípios do Rio Grande do Norte.

Mossoró é o município potiguar com mais vagas para o programa: são 14. O dobro da capital, Natal, que terá a mesma quantidade de profissionais destinada a Currais Novos e Nova Cruz: sete. Caicó aparece na segunda posição entre os que receberão mais médicos. Nove profissionais vão atuar na cidade seridoense.

Os profissionais selecionados receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde.

A publicação do edital foi definida pelo Governo Federal no esforço de assegurar assistência nos locais onde estavam os profissionais cubanos. O Ministério da Saúde Pública de Cuba, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), comunicou o rompimento do acordo de cooperação no ‘Mais Médicos’.

Inicialmente, estão abertas vagas para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país. Os profissionais podem se inscrever no site maismedicos.gov.br.

Em todo o Brasil foram ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 áreas indígenas, antes ocupadas pelos cubanos.