Política

Não vamos baixar a cabeça, diz Lula em mensagem de Ano Novo

Em mensagem divulgada pouco antes da meia noite desta terça (1), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou aos seus apoiadores que não baixem a cabeça e disse que 2019 será um ano de “resistência e luta”, em referência ao novo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

“Não vamos baixar a cabeça nem deixar que tirem nossa alegria de viver e de batalhar por dias melhores. Nós sempre tivemos coragem de lutar e temos coragem de recomeçar”, afirmou Lula em texto publicado na página do PT (Partido dos Trabalhadores) na internet.

Na mensagem, ele apontou diversos exemplos do que vê como retrocesso nos direitos sociais e na situação econômica. “Os últimos anos foram muito difíceis para o povo brasileiro, e é nisso que penso todos os dias. A fome voltou ao nosso país, o desemprego está rondando milhões de lares, os direitos dos trabalhadores estão sendo rasgados, as políticas sociais que protegem o povo estão sendo destruídas, a economia patina.

O ex-presidente citou o compositor Chico Buarque ao lembrar que passaria o Ano Novo encarcerado. “Como diz a canção do grande Chico Buarque: ‘Amanhã vai ser outro dia’”

“Como vocês sabem, vou passar o Ano Novo numa cela em que fui preso sem ter cometido crime nenhum, condenado sem provas e sem direito a um julgamento justo. Mas não me sinto só. Não estou só.”

Na noite do Réveillon, algumas dezenas de apoiadores de Lula fizeram uma ceia simbólica para ele em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP), que teria sido dado para ele pela construtora OAS. O petista nega que o imóvel seja seu, no entanto.

Folhapress