Caicó

Técnico responsável pelo Controle Vetorial anuncia dados sobre o índice de infestação da dengue em Caicó

Francisco Batista – Técnico responsável pelo Controle Vetorial do Aedes Aegypti

Em entrevista à imprensa, o responsável pelo Controle Vetorial do Aedes Aegypti, Francisco Batista de Moura (IV URSAP), alertou a população sobre os índices de infestação da dengue em Caicó. De acordo com Francisco, o setor de endemias realizou o LIRAa que consiste em um Método simplificado para obtenção rápida dos índices de infestação e distribuição do vetor Aedes aegypti.

“Esse  LIRAa é uma ferramenta que a gente usa para realmente descobrir como está o índice de infestação na cidade e nos bairros e baseado nesse LIRAa se planejar para fazer as ações de controle”, disse Francisco. Ele anunciou que o índice de infestação da dengue está em 9,3% em Caicó e com isso continua o risco iminente de ocorrência de surto da dengue na cidade.

Esse LIRAa também serve para nortear o gestor a se planejar melhor para realizar as ações de controle da dengue no município. Francisco Batista também enfatizou que os agentes estão trabalhando em suas áreas, mas é importante a colaboração da população de Caicó no sentido de cuidar dos seus depósitos (criadouros que estão instalados nas casas).

Batista lembra que os cidadãos que têm imóveis fechados devem procurar o Centro de Zoonoses e a secretaria de Saúde e que deixem os agentes adentrarem nas casas para verificar os focos do mosquito da dengue. O índice de infestação da dengue está mais elevado na região oeste de Caicó, incluindo bairros como o João XXIII, Walfredo Gurgel, Paulo VI e Adjuto Dias.

“A educação é uma das parceiras fortes que nós temos, mas pedimos o empenho dos professores para orientar seus alunos a levar as informações sobre essa questão da dengue para suas casas”, afirmou Francisco Batista. Ele acrescenta que é importante a união das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura e Serviços Urbanos no fortalecimento do controle do Aedes Aegypti.