Mundo

Ataque em bonde deixa três mortos e cinco feridos na Holanda; suspeito foi preso

Um homem efetuou disparos de arma de fogo dentro de um bonde em Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18). Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas, três delas em estado grave, segundo o prefeito da cidade. À tarde, a polícia prendeu o principal suspeito do crime: o turco Gökmen Tanis, de 37 anos. As motivações do ataque ainda são desconhecidas, mas autoridades não descartam que tenha sido uma ação terrorista.

Os tiros começaram por volta das 10h45 (6h45, em Brasília), na Praça 24 de Outubro, no centro de Utrecht, município com mais de 300 mil habitantes e que fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã. No local do ataque, há uma parada de bondes.

Tanis foi preso durante uma série de operações da polícia local em residências e prédios de Utrecht. Ele aparece em uma imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, vestindo casaco azul. O vídeo foi gravado às 10h41, ou seja, quatro minutos antes do início dos tiros.

Segundo o procurador Rutger Jeuken, Tanis já havia sido preso anteriormente – as autoridades não revelaram por qual motivo. O coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que “não se pode descartar a motivação terrorista”.

De acordo com a agência holandesa NOS, pessoas conhecidas de Tanis disseram que ele tinha problemas psicológicos e um “problema familiar”.

Inicialmente, tanto a polícia holandesa quanto o prefeito informara que nove pessoas haviam ficado feridas, mas a polícia corrigiu o balanço.

G1