Caicó

SESC RN confirma apoio ao 2º Curta Caicó

O Serviço Social do Comércio no Rio Grande do Norte confirmou apoio ao 2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó. A entidade irá disponibilizar o equipamento de projeção audiovisual para o evento, a exibição de uma sessão recorte da Mostra SESC de Cinema e a realização da oficina audiovisual “Documentando”, com o experiente cineasta pernambucano Marlom Meirelles.

“Pelo segundo ano consecutivo, o SESC dá apoio ao Curta Caicó. Para nós é uma grande alegria poder contar com o apoio de uma entidade que desenvolve várias ações de incentivo à cultura por acreditar no potencial do audiovisual e na importância dessa cadeia produtiva”, destacou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.

“Agradeço a Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio, Fernando Virgílio, diretor regional do SESC RN, Ana Maria, diretora do SESC Seridó, e Ildica Vale, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó, que tiveram a sensibilidade sobre a importância de apoiar o Curta Caicó, festival importante para o fortalecimento e interiorização do audiovisual potiguar”, afirmou Raildon Lucena. O 2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó é uma realização da Referência Comunicação.

Alunos irão produzir um filme durante a oficina “Documentando”

A oficina “Documentando” que o SESC RN irá realizar durante o Curta Caicó irá apresentar as técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção. O resultado da oficina será a produção de um filme, que será exibido na cerimônia de encerramento do 2º Curta Caicó.

Marlom Meirelles falou de sua satisfação em realizar a oficina Documentando em Caicó, festival que está em sua segunda edição já com grande repercussão no meio audiovisual. Segundo ele, esse intercâmbio de saberes é importante para estimular a formação de novos realizadores e deste modo movimentar a cadeia produtiva de cinema no interior. O projeto Documentando está em sua 5ª edição em Pernambuco, onde foram produzidos mais de 50 filmes por todo o estado.

Enquanto realizador, Marlom Meirelles atuou como diretor dos curtas de ficção Devaneio (premiado no XXI Festival de Curtas de Pernambuco), A Emparedada da Rua nova (melhor filme pelo voto popular no Cel. U. Cine), Olhos de Botão (exibido na Universidade de Harvard e em mais de 60 festivais ao redor do mundo) e do documentário Entre Mulheres (prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero). Produtor e fotógrafo do curta-metragem Iluminadas, dirigido por Gabi Saegesser e editor do longa-metragem One Day We Arrived to Japan, co-dirigido pelo norte-americano Aaron Livtvin e pela paulistana Ana Paula Hirano (exibido no museu de etnografia de Genebra).