Mundo

EUA devem reconhecer soberania de Israel sobre Colinas de Golã, diz Donald Trump

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (21) que os Estados Unidos devem reconhecer a soberania israelense sobre as Colinas de Golã – território na Síria ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

No Twitter, Trump escreveu: “Depois de 52 anos, está na hora de os EUA reconhecerem completamente a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, algo de grande importância estratégica e na segurança do Estado de Israel e na estabilidade regional”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, respondeu em seguida: “Enquanto o Irã procura usar a Síria como plataforma para destruir Israel, o presidente Trump reconhece com grandeza a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã. Obrigado, presidente Trump!”.

Pressão política

Caso se concretize, o reconhecimento das Colinas de Golã como território israelense marcaria uma mudança na política norte-americana uma semana antes da visita de Netanyahu a Washington. Segundo a agência Reuters, além do encontro com Trump, o premiê israelense deve discursar ao American Israel Public Affairs Committee (Aipac) – principal grupo de influência de Israel nos EUA.

Netanyahu, que concorre nas eleições israelenses de 9 de abril, tem pressionado os EUA a reconhecerem a soberania sobre as Colinas de Golã. Em 2017, o primeiro-ministro israelense reafirmou a possibilidade de esse reconhecimento ocorrer durante o governo Trump.

G1