Brasil

Marcelo Queiroz encerra agenda na Alemanha em audiência com Ministro

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou, na manhã de sexta-feira, 24, de reunião com o Ministro da Economia, Transportes, Agricultura e Vinicultura da Renânia-Palatinado, Volker Wissing, na cidade de Mainz (capital da Renânia).

O encontro encerrou a agenda de trabalhos desenvolvida desde segunda-feira, 20, onde Queiroz liderou delegação composta por membros do trade turístico, executivos e técnicos do Senac RN, em treinamento com foco no modelo alemão de certificação por competências para as ocupações ligadas ao turismo.

O encontro no Ministério contou com a presença do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; do diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta; do diretor geral do Departamento de Inovação e Tecnologia da Renânia-Palatinado, Joe Weingarten; e da assessora do ministério, Christa Schumacher.

Durante a audiência, foi apresentado um resumo de algumas das principais potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte e os resultados do já consagrado Projeto Verena, que tem promovido o intercâmbio de conhecimentos para contribuir com a implementação de novas tecnologias e fortalecimento do turismo potiguar, por meio do Senac.

Marcelo Queiroz também entregou uma carta de intenções, com foco em novos projetos que podem ser desenvolvidos dentro da parceria já consolidada entre RN e Renânia. Segundo ele, diante dos desafios para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, o Sistema Fecomércio tem buscado estreitar parcerias estratégicas nacionais e internacionais, criando uma ambiência positiva para geração de negócios, emprego e renda no estado. “Um dos principais exemplos neste sentido é exatamente nossa parceria com o governo da Renânia-Palatinado. Agora, queremos abrir diálogo para estabelecimento de cooperação técnica com foco na transferência de tecnologias, formação profissional e abertura de mercados, a partir de dois novos eixos de atuação: Internet das Coisas e Cidades Inteligentes”, afirmou.

O cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert, destacou que houve grande receptividade à proposta. “O ministro está há relativamente pouco tempo no cargo e este momento foi importante para apresentarmos o histórico desta longa parceria. Ele ficou muito interessado pelas oportunidades que foram apresentadas, sobretudo em temas como Cidades Inteligentes, Tecnologia da Informação, Indústria 4.0, Internet das coisas e Inteligência Artificial. A cidade de Kaiserslautern, na Renânia, é pioneira em estudos nestes temas na Alemanha, com universidades focadas no desenvolvimento de novas tecnologias. No futuro, nossa meta é abrir caminhos para trabalhos conjuntos entre a academia e geração de negócios para as empresas”, avaliou.

Para Geppert, o 37º Encontro Econômico Brasil Alemanha, que será sediado em Natal, no mês de setembro deste ano, será uma nova oportunidade para avançar nas discussões. O ministro se comprometeu a enviar uma delegação para estar presente no evento e conhecer in loco os resultados das ações já desenvolvidas e potencialidades do Rio Grande do Norte.

Delegação técnica

Ao chegar à Alemanha, na segunda-feira, 20, a comitiva potiguar foi recebida pelo diretor executivo da Câmara do Comércio da Cidade de Trier (IHK Trier, parceira fundamental nesta cooperação internacional), Jan Glockauer, que ressaltou que a parceria com o Sistema Fecomércio RN é “muito importante para o cumprimento das metas da nova fase do Projeto Verena”. “Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos com esta parceria, em especial com a premiação do Governo Federal do Brasil, que reconheceu o Projeto Verena como o melhor com foco na qualificação para o turismo em todo o País”, disse referindo-se ao Prêmio Nacional do Turismo, conferido ao Senac RN, em dezembro de 2018.

Na ocasião, inclusive, o presidente Marcelo Queiroz fez a entrega de uma réplica do troféu e certificado recebido pelo Ministério do Turismo aos executivos da IHK Trier.

Ao longo de toda a semana, o grupo potiguar participou de uma vasta programação técnica que contou com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a estabelecimentos de referência em turismo e hospitalidade nas cidades de Trier, Vulkaneifel e Meckel. O grupo foi acompanhado em todas as atividades e visitas pelo responsável pelo Projeto Verena dentro da IHK Trier, Mathias Fuchs; e pelo consultor da IHK para Certificação por Competências, Christian Reuter.

De maneira resumida, o objetivo central desta missão técnica foi exatamente conhecer mais a fundo o modelo de formação realizado na Alemanha, reconhecido em todo o mundo, buscando formas de adaptá-lo à realidade brasileira, trazendo ganhos aos profissionais e às empresas norte-rio-grandenses.

Além de Marcelo Queiroz e Axel Geppert, integram a missão os empresários do segmento hoteleiro José Odécio (presidente da ABIH-RN) e George Gosson; os diretores do Senac, Raniery Pimenta, Rafaela Sampaio e Lucinete Araújo; os técnicos da Instituição, Sandra Costa, Glenda Guedes, Louise Saldanha, Eliane Soares e Paulo Arsand; bem como o profissional Gustavo Pereira, maitre do Restaurante Camarões. A viagem da comitiva potiguar foi custeada pelo governo Alemão, dentro do Projeto Verena.

O Projeto Verena

O Projeto Verena é operado por meio do Senac RN e surgiu da parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, iniciada em 2009. No caso do Verena, o braço alemão é a Câmara do Comércio da Cidade de Trier. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimentos para contribuir com a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar, o que tem possibilitado ao Senac RN acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

A partir da estruturação do Projeto Verena, desde 2016, uma série de investimentos e ações foram implementadas, resultando na criação de mais de 30 novos cursos pelo Senac, os quais já beneficiaram mais de 500 pessoas. No ano passado, a parceria foi renovada até 2021.