Caicó

Conselho Municipal de Saúde aprova por unanimidade readequação da UPA para instalação da Policlínica em Caicó

O Conselho Municipal de Saúde esteve reunido na terça-feira (18), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó. A reunião extraordinária discutiu vários assuntos, entre eles, a readequação do prédio da UPA para a instalação de uma Policlínica. A secretária municipal de Saúde, Leiliane Albuquerque, a apoiadora técnica Redianne Medeiros e outros membros da equipe da secretaria de Saúde estiveram presentes na reunião.

Redianne fez uma explanação sobre o Projeto da UPA e também mostrou a proposta da instalação da Policlínica ao Conselho Municipal de Saúde. Após um intenso debate entre os conselheiros, a readequação da UPA foi aprovada por unanimidade com a participação de 16 membros do Conselho Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Leiliane Albuquerque, destacou que foi a decisão mais acertada e segura em relação a UPA. “Agora será oficializada a deliberação do Conselho Municipal de Saúde para encaminhar para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e estaremos em Natal nesta quarta para pegar também a deliberação da CIB e em seguida encaminhar toda a documentação para o Ministério da Saúde para que venha o resultado final dessa readequação”, disse Leiliane Albuquerque.

A secretária informou ainda que haverá uma pactuação entre Caicó e os 25 municípios que integram a IV região para a implantação da Policlínica e que também terá uma contrapartida do governo do Estado. Leiliane ainda enfatizou que o Município vai agilizar a conclusão da parte física externa da UPA, onde será feita uma obra de drenagem e com a finalização desses ajustes finais, a Policlínica iniciará as atividades para os atendimentos da população.

A diretora do Hospital Regional do Seridó, Maura Sobreira, salientou que o Conselho foi muito responsável e considerou todas as questões que a gestão municipal apresentou acerca da viabilidade da UPA e todos constataram que o melhor caminho será a instalação da Policlínica. “Essa decisão vai beneficiar toda a região Seridó, pois vai atender muitas demandas e impactar positivamente na saúde do seridoense”, disse Maura Sobreira.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Raquel Valentim, a decisão foi positiva, pois pelo que foi apresentado, a instalação da UPA é inviável financeiramente para Caicó.

O Pastor da Igreja O Brasil para Cristo, Anderson Braz, que representa a AMES – Associação dos Ministros Evangélicos do Seridó, no Conselho Municipal de Saúde, confirmou que a readequação da UPA para a Policlínica é a melhor proposta para a população de Caicó. De acordo com o Pastor Anderson, a obra da Policlínica vai trazer muitos benefícios para a área de saúde em Caicó e também para outras cidades da região.

A advogada Jailma Oliveira, que representa os usuários pelas organizações religiosas através da Diocese de Caicó também se posicionou favorável ao projeto de readequação da UPA. “Constatamos que essa proposta da Policlínica trazida pela secretaria municipal de Saúde atende a essa demanda posta na atual situação das ações saúde no Município de Caicó”, afirmou Jailma.