Educação

Professores de matemática têm até dia 28 de junho para inscrições

Para melhorar a qualidade do ensino de matemática em escolas públicas e estimular novas didáticas em salas de aula e atividades extraclasses, professores da área terão a oportunidade de participar da OBMEP na Escola. O Programa Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas até sexta-feira, 28 de junho, pelo site do projeto.

Dividido em duas etapas, o programa selecionará os candidatos este ano por meio da Prova de Habilitação, que ocorrerá em 28 de setembro. Para isso, o interessado deve possuir pelo menos dois anos de experiência no ensino básico e ter licenciatura em matemática. Após o processo seletivo, se o professor inscrito for aprovado, participará do cronograma que vai de março a setembro de 2020.

De acordo com o edital, o projeto estimula:

  • a adoção em sala de aula de novas práticas pedagógicas;
  • a utilização de material didático produzido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) para a OBMEP;
  • a criação de atividades extraclasse, como provas e bancos de questões, vinculadas às provas da Olimpíada.

Durante o período do programa, os docentes serão orientados para a elaboração de conteúdos programáticos, seguindo a prática de resolução de problemas, e trabalhos com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas. Tudo é feito para que os docentes recebam formação para aplicar a matemática mais avançada e, assim, preparar alunos para grandes eventos da disciplina, como a Olimpíada Brasileira de Matemática.

O programa, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), conta ainda com o patrocínio de bolsas do Itaú Social. A iniciativa também é apoiada pelo Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.