Rio Grande do Norte

Encontro da Defesa Civil trata da gestão em emergências e desastres

Gerenciamento de abrigo, Sistema Nacional de Defesa Civil e instalação de abrigo provisório são alguns dos temas abordados durante o I Encontro de Coordenadorias de Defesa Civil. O evento será realizado dias 23 e 24 no Auditório da Governadoria reunindo os coordenadores e técnicos municipais de todo o Estado.

“Vamos trabalhar a questão do gerenciamento das ações de emergência em situação de desabrigamento onde há necessidade de retirada de pessoas de suas residências e destinadas a abrigos”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Marcos de Carvalho.

O encontro será realizado das 8h às 17h nos dias 23 e 24 de julho com o palestrante Stenio Sthephanio, psicólogo com especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e coordenador do Serviço de Emergências e Calamidades Públicas da Secretaria Municipal de Serviço Social (Semtas). A programação também conta com Exposição do Plano de Segurança Hídrica do RN e Programa de Integração do São Francisco com o diretor de Operações e Manutenção da Caern, João Alberto.

Plataforma digital

Durante o encontro, a governadora Fátima Bezerra vai lançar o sistema Conecta RN, ferramenta de gestão que viabiliza a comunicação com as coordenadorias municipais de Defesa Civil. A plataforma digital foi desenvolvida pelo mestrando em Meteorologia da UFRN Darllin de Araújo Caetano. Pioneiro no Brasil, em breve o sistema também poderá ser acessado via smartphone.

Ele integrará os dados de todos os coordenadores municipais, envio de alertas, previsão do tempo, avisos, além de material relativo à Defesa Civil como as legislações do setor.

O Conecta RN possibilitará, sobretudo, o desenvolvimento das ações da Defesa Civil por meio da maior integração com os membros das coordenadorias municipais em tempo real, viabilizando a celeridade na tomada de decisões.