Rio Grande do Norte

Governo alinha ações estratégicas do PPA com secretariado

O Governo do RN dá mais um passo na construção do Plano Plurianual 2020-2023. A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto estiveram reunidos, nesta segunda-feira (22), com os titulares da administração direta e indireta do Estado para apresentarem as demandas da sociedade, levantadas durante a consulta popular.

“Estamos aqui para cumprir o papel de servir à sociedade. Este é o nosso principal compromisso. Mas estamos passando por grandes dificuldades e a prioridade do Governo, no momento, é manter o pagamento dos servidores dentro do mês”, destacou Fatima Bezerra durante o encontro. 

Além de apresentar as necessidades sociais, a reunião teve como objetivo definir, junto com o secretariado, as estratégias e prioridades das áreas em consonância com as limitações financeiras do Estado e com o programa de Governo. “Este é um momento de alinhamento, de validarmos as demandas já levantadas como também de apresentarmos novas”, acrescentou Fernando Mineiro, secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais.

“Esta nova etapa marca mais um grande momento do governo, um compromisso de gestão. O PPA é um dos maiores instrumentos da credibilidade, feito por meio do diálogo e da transparência. Estamos desconstruindo práticas que levaram o Estado à calamidade financeira em que se encontra”, completou Antenor Roberto.

As ações se encaixam nos eixos voltados para segurança, defesa social, cultura, defesa da cidadania, garantia de direitos, desenvolvimento regional sustentável com inclusão econômica, governança administrativa e financeira. Ao todo, 2.418 pessoas contribuíram com sugestões e propostas para o futuro do Rio Grande do Norte na etapa da consulta popular acrescidas a mais de 450 formulários recebidos na consulta online.

Foi um dia intenso de trabalho e estudo com o objetivo de elaborar um planejamento que seja mais próximo à realidade. A próxima etapa será estabelecer valores em cada um dos eixos e metas, missão esta que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento para serem levadas à Assembleia Legislativa até o mês de agosto, prazo estipulado pela legislação.