Brasil

Delegados cogitam demissão coletiva após Bolsonaro tentar intervir na PF do Rio

Delegados da Polícia Federal não descartam um pedido de demissão coletiva, caso o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) insista em interferir na indicação do Superintendente da PF no Rio de Janeiro.

A informação é da jornalista, Mônica Bergamo, na edição online da Folha de São Paulo.

O presidente anunciou na quinta-feira (15) que o superintendente do Rio seria um nome de sua confiança deslocado de Manaus — o delegado Alexandre Saraiva e afirmou que “ele é quem manda na corporação” e argumentou que as mudanças precisam passar por sua análise para que ele não seja “um presidente banana”.

A PF é subordinada ao ministro Sergio Moro (Justiça), enfraquecido em meio à divulgação de mensagens que mostram sua atuação em parceria com os procuradores em diferentes processos da Lava Jato e que colocaram em xeque sua atuação como juiz federal.

Na coluna, a jornalista traz ainda que as críticas ao presidente são abertas e contundentes. Um dos policiais mais prestigiados entre os colegas afirma não se recordar de nada parecido vindo de qualquer outro presidente desde a redemocratização do país.

Horas depois, com a reação contundente da PF, recuou. De acordo com um dos policiais, aceitar ingerência de Bolsonaro na PF significará o fim da corporação —que não seria o espaço apropriado para ele mostrar que pode mandar e desmandar.