Seridó

Idema libera licença de instalação para construção do Campus do IFRN de Jucurutu

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – Idema, liberou nesta sexta-feira (30) a licença de instalação para a construção do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN no município de Jucurutu.

Segundo o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, a instalação do Instituto em Jucurutu é um grande avanço para o Rio Grande do Norte. “É notório que a pulverização dos IF’s no interior do estado, oferece um ensino profissionalizante e de qualidade para um maior número de pessoas, diminuindo o êxodo rural e fortalecendo o enraizamento e as relações de pertencimento entre estudantes e sua região”, explica.

Há uma preocupação do IFRN em adaptar o ensino às potencialidades de cada região. Dessa forma, regiões como o Seridó, que tem forte presença da mineração e do beneficiamento de laticínios, acabam recebendo cursos com um olhar voltado para essas áreas. Esse movimento fortalece o município, que acaba formando mão de obra capacitada para administrar seus recursos e atraindo empreendimentos de grande porte, sem a necessidade de buscar profissionais em outro lugar.

O reitor do Instituto Federal, Wyllys Tabosa, caracteriza o momento como emblemático. “Jucurutu abraçou, desde o início, a ideia da instalação de um campus. A chegada do Instituto Federal no município irá impactar a realidade social e econômica da região. Por isso, não tenho dúvidas de que o licenciamento é um grande passo para mais essa conquista da educação”, destaca.

A expansão do IFRN teve início em 1994 com a inauguração da Unidade de Ensino Descentralizada de Mossoró. Atualmente, o Instituto possui cerca de 28 mil alunos em seus 21 campi distribuídos por todas as regiões do Estado, atuando de forma verticalizada, oferecendo cursos de níveis médio e superior, nas modalidades presencial e à distância. O campus de Jucurutu será o vigésimo segundo do RN.