Notícias

Motorista poderá escolher oficina para consertar carro segurado

O motorista poderá escolher a oficina que deseja levar o carro para o conserto e não ficar limitado às opções apresentadas pela seguradora. Projeto com este objetivo (PLC 179/2017) foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Para o senador Lasier Martins (Podemos-RS), a proposta privilegia o consumidor e a liberdade de escolha.

Imagine a cena. Você está dirigindo o carro, já próximo ao seu destino e o veículo para de funcionar. Por sorte, o problema aconteceu a 200 metros de uma oficina. Você liga para o seguro para começar os trâmites do conserto mas fica sabendo que aquela oficina não está autorizada pelo seguro a fazer o serviço, mas apenas uma outra, distante 7 quilômetros.

Essa limitação pode acabar, de acordo com projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. O senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, afirmou que a proposta privilegia a liberdade do consumidor.

“É um projeto que garante aos consumidores o direito de livre escolha da oficina ao acionar a seguradora em caso de sinistro e dá outras providências. Portanto é uma matéria que interessa a todos os brasileiros que dirigem automóvel que eventualmente pode ter um infortúnio de um acidente com danos materiais”, afirmou Lasier Martins.

O senador Lasier Martins alterou o projeto para garantir às seguradoras a possibilidade de verificação da originalidade e legalidades das peças utilizadas no conserto do veículo. A proposta será analisada agora pela Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor.

A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.