Seridó

Programação da campanha do “Setembro Amarelo no âmbito da Política Municipal de Assistência”

Diante do contexto emergente de desvalorização da vida, patologias intrínsecas de depressão, suicídios, degradação da vida, fragilizações das relações familiares, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, de Caicó, vem tornar a público, a programação da campanha do Setembro Amarelo, que objetiva a defesa da vida e da prevenção ao suicídio no âmbito dos programas, projetos e serviços.

No tocante à Proteção Social Básica e Especial, os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, haverá momentos de palestras, rodas de conversas, dinâmicas interpessoais, ações na comunidade junto a indivíduos e famílias que participam dos serviços, abordando temáticas diversificadas de Valorização da Vida.

As ações de conscientização acerca da prevenção do suicídio ocorrerão nos espaços de trabalhos dos serviços, bem como, na comunidade e em espaços públicos de grande circulação de pessoas como, a Ilha de Santana, envolvendo crianças, adolescentes e idosos.

“Sabemos que a prevenção aos agravos à saúde inicia-se pela informação e diálogo aberto. Precisamos romper o silêncio sobre esse grave problema de saúde pública que é o suicídio. Também é necessário romper o tabu (algo que por razões culturais, filosóficas, religiosas, místicas ou supersticiosas passa a ser um assunto proibido) para que se possa proteger e promover a vida”, disse Janaína Uchôa – Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.