Rio Grande do Norte

UFRN apresenta potencialidades durante encontro econômico Brasil-Alemanha

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa, entre os dias 15 e 17 de setembro, do 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EBBA), que acontece juntamente à reunião anual da Comissão Mista de Cooperação Econômica, considerado o evento mais significativo entre os dois países. Este ano, o tema do encontro é Parceria Brasil-Alemanha em Tempos de Mudança.

No stand da UFRN estão presentes equipes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Agência de Inovação (Agir), Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Instituto do Cérebro (ICe), Instituto Metrópole Digital (IMD) e Instituto Ágora. Nesta edição, a instituição apresenta as atividades relacionadas à ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, com o objetivo de encontrar investidores alemães que desejam fomentar a produção de conhecimento e tecnologia.

Nesta sexta-feira, 13, a SRI reuniu representantes de todos os setores envolvidos para realizar os últimos ajustes. Durante o EEBA, além de apresentações, discussões e debates sobre negócios e investimentos internacionais, haverá um momento de rodada de negociações. A proposta é oferecer às instituições participantes oportunidades para conhecerem suas atividades e fecharem parcerias institucionais.

Segundo o diretor da AGIR, Daniel Pontes, a oportunidade servirá para que a Agência mostre aos participantes as potencialidades da UFRN no quesito inovação. “Temos o propósito bem forte de estimular a transferência de tecnologia da Universidade para o setor produtivo. Para isso, desenvolvemos estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva, no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação na UFRN”, colocou o diretor.

programação do encontro também contará com uma série de visitas técnicas, momento em que os participantes poderão conhecer instituições que desenvolvem tecnologia e ciência em Natal (RN).

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) oferecerá à comitiva cadastrada no evento um tour por suas instalações, abordando todas as atividades de ensino, pesquisa e inovação desenvolvidas pela unidade acadêmica especializada da UFRN. A visita acontecerá na terça-feira, 17, das 9h às 12h. Além disso, o IMD receberá, na terça-feira, 17, uma visita do cônsul alemão Axel Zeidler e de empreendedores alemães interessados no projeto Smart City.

Proposta desenvolvida pelo IMD – em conjunto com a Federação das Indústrias do RN (FIERN/RN), Federação do Comércio (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Prefeitura do Natal – o Smart City é uma iniciativa que visa atrair empresas alemãs para o Estado potiguar, de modo que estas firmem parcerias e negócios com instituições locais.

EEBA

Organizado pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a programação conta com painéis e fóruns sobre políticas econômicas e comerciais e oportunidades de negócios nas áreas de saúde, energia, agricultura e infraestrutura.

A abertura do EBBA será às 19h do dia 15, no Arena das Dunas, com a cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, que contempla anualmente uma personalidade alemã e uma brasileira que contribuíram para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.

Mais informações e a programação estão no link.

[Com informações do IMD e AGIR]