Notícias

Potiguar Ítalo Ferreira começa a disputa pelo título mundial no Havaí

O potiguar Ítalo Ferreira inicia nesta terça-feira, 10, a disputa da última etapa do mundial de surfe, em Pipeline, no Havaí. O atleta ocupa a primeira posição do Circuito Mundial e basta vencer a prova para se tornar campeão. Caso chegue ao título, ele também garante vaga para as olimpíadas de 2020.

Caso seja campeão, Ítalo Ferreira pode se tornar o primeiro surfista nordestino e o terceiro brasileiro a conquistar o campeonato. Os outros dois são Mineirinho, campeão em 2015, e Gabriel Medina, que venceu em 2014 e é o atual campeão. Medina ainda está no páreo em busca do título.

As disputas em Pipeline começaram no domingo, 8, mas, em razão da falta de ondas, o evento deve começar nesta segunda-feira com as triagens. A fase vai definir os surfistas convidados que vão enfrentar os líderes Ítalo Ferreira e Gabriel Medina. Com isso, as baterias só irão acontecer nesta terça-feira.

O potiguar assumiu o posto de número 1 do ranking, após uma arrancada com duas finais nas últimas etapas na Europa. Além de Gabriel Medina, também estão na disputa: o brasileiro Filipe Toledo, o sul-africano Jordy Smith e o californiano Kolohe Andino.

Além do título campeonato, também está em jogo a classificação para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Será a primeira vez que o esporte é modalidade da competição.