Rio Grande do Norte

Festival Halleluya tem início nesta sexta, em Natal

O tradicional Festival Halleluya de Natal já inicia nesta sexta feira, 13, e segue até o domingo, 15. Este ano, a 10° edição do evento acontece no Anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a expectativa dos organizadores é de que compareçam cerca de 95 mil pessoas durante os três dias de festa. Tal como nos anos anteriores, a entrada é gratuita.

Para celebrar a primeira década do festival no estado, o Halleluya 2019 traz como tema central a vida, seu valor e sentido. A temática será expressa através da Campanha Social, que fará a arrecadação de alimentos para instituições de caridade. Além disso, o intitulado “Espaço da Misericórdia” será dedicado a escutar e acolher pessoas para um momento de reflexão e oração.

Ao todo, são mais de 20h de shows, distribuídos em quatro palcos simultâneos espalhados pela Arena Halleluya, Espaço Kids, Festival de Artes Integradas e o espaço de esportes radicais, o Halleluya Adventure. A acessibilidade também é um ponto chave do festival, que conta com a participação de intérpretes para surdos e espaços adaptados. Há também responsabilidade social, com recolhimento de lixo eletrônico e reciclagem de todo lixo produzido durante o evento.

Histórico

A primeira edição do festival na capital potiguar aconteceu em 2009, no Bairro da Ribeira, mas desde 2012 ocorre no anfiteatro da UFRN. Em 2018, através da Lei nº 6806, passou a integrar o calendário oficial do município do Natal, batendo também seu recorde de público, chegando a reunir 45 mil pessoas em um único dia de evento.

O Halleluya é o maior festival de artes integradas da América Latina, realizado pela Comunidade Católica Shalom há mais de 20 anos, tendo sua primeira edição em 1997 no anfiteatro do Parque do Cocó, em Fortaleza/CE. O evento já teve diversas edições internacionais, integrando a programação das edições Jornada Mundial da Juventude (JMJ). E no Brasil, acontece anualmente nas cidades de Fortaleza/CE, São Luís/MA, Rio de Janeiro/RN, Natal/RN e, a partir de 2018, São Paulo/SP.