Notícias

Açude Gargalheiras sobe 7% com chuvas recentes

O açude Gargalheiras, em Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte, subiu 7,37% de nível com as chuvas recentes que caíram no início deste ano na localidade e em todo o estado. Esse aumento fez com que o reservatório atingisse o maior volume total de água desde 2014, segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

De acordo com o Igarn, o último relatório produzido, divulgado no dia 15 de janeiro – há cinco dias – apontava que o Gargalheiras estava seco. Assim, os 7% de nível que subiu com as chuvas representa também o nível total da barragem.

Os dados estão presentes no Relatório da Situação Volumétrica dos Principais Reservatórios Potiguares, que foi divulgado nesta segunda-feira (20) pelo instituto. O Gargalheiras, que tem seu nome oficial de barragem Marechal Dutra, recebeu 3.274.877 m³ de água com as recentes chuvas na região – isso corresponde a 7.37% da capacidade total do manancial que é de 44.421.480,38 m³.

O instituto monitora, ao todo, 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos no Rio Grande do Norte – eles são responsáveis pela segurança hídrica no estado.

G1