Notícias

Empresas hoteleiras pedem que Cosern prorrogue prazo de vencimento de contas

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN) solicitou à Cosern medidas preventivas que permitam reduzir os custos das empresas hoteleiras.

De acordo com a associação, o pedido visa a manutenção dos empregos a redução de dívidas no momento de crise devido à pandemia de coronavírus.

“Uma preocupação recorrente do setor é a grande despesa com o consumo de energia nos estabelecimentos hoteleiros para a execução e manutenção dos serviços. Entretanto, com a crise que se alastra no país, a hotelaria praticamente fechou suas portas por tempo indeterminado, mas ainda necessita manter partes cruciais das estruturas funcionando como forma de se preparar para a retomada dos negócios”, explicou a ABIH-RN, em nota.

Para amenizar o quadro e garantir os empregos do turismo, a ABIH-RN solicitou a suspensão da cobrança da demanda do contrato de fornecimento de energia ou, em última análise, cobrança da demanda efetivamente consumida em oposição à demanda contratada.

Além disso, pediu a prorrogação do prazo de vencimento das contas de energia elétrica referentes ao mês de março até junho de 2020, iniciando-se o pagamento em outubro de 2020; e ainda a dilatação do prazo de interrupção do fornecimento de energia em decorrência de inadimplência, até a normalização da situação.

Segundo a associação, cerca de 90% de reservas de hospedagens foram canceladas no RN apenas no mês de março.