Notícias

300 médicos assinam abaixo-assinado pelo uso de medicação aos primeiros sintomas da covid-19

Grupo de 300 médicos do Rio Grande do Norte assinam carta à população em formato de abaixo-assinado pedindo aos potiguares que procurem atendimento médico logo que sentirem os primeiros sintomas da covid-19. O comunicado pede que o paciente não fique em casa esperando ter falta de ar.

No texto, os médicos afirmam que “Essa doença tem alternativas terapêuticas e elas devem ser iniciadas o mais precocemente possível! Frente à pandemia da covid-19 e em respeito à vida dos nossos pacientes, nós médicos abaixo relacionados informamos à população do RN que apoiamos os protocolos de tratamento precoce e prevenção da covid-19 do Ministério da Saúde, do CREMERN e da PMN (prefeitura municipal de Natal)”. 

Um profissional da saúde que preferiu não se identificar, informou que a medida não tem cunho político. O grupo quer evitar o agravamento do quadro do paciente, a ida dele para uma UTI e o óbito.  

Em outro trecho, os médicos de várias especialidades afirmam defender o uso de medicamentos de combate aos sintomas. “Defendemos o tratamento precoce baseado na compreensão dos fenômenos fisiopatológicos que ocorrem na doença e em vários trabalhos científicos que demonstraram melhores resultados em pacientes que usaram medicamentos nas fases iniciais da covid-19”.

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica para o tratamento da doença, os médicos defendem que não dá para esperar o surgimento de um medicamento ou vacina comprovadamente eficaz. Eles se baseiam na experiência clínica, em curso, da pandemia.  “Nossa proposta baseia-se em estudos clínicos observacionais, no conhecimento fisiopatológico da covid-19, na farmacologia e nos estudos in vitro dos medicamentos propostos, no bom senso e nos princípios da benevolência e da não maleficência, que devem guiar sempre a boa prática médica!”.

Por fim, eles lembram que desaconselham fortemente a automedicação.