Notícias

Política estadual de Segurança Pública será entregue à governadora em dezembro

A entrega da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte à governadora Fátima Bezerra foi anunciada pelo vice-governador Antenor Roberto durante reunião extraordinária da Comissão Especial, responsável pela elaboração da Política e do Plano Estadual de Segurança Pública do RN (PESP/RN).

O encontro aconteceu nesta terça-feira, 01, por vídeo conferência. Na ocasião, a Comissão fez os últimos apontamentos necessários e referendou a última versão da Política estadual que será revisada e encaminhada para homologação do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp/RN). Após aprovação deste órgão colegiado, haverá um momento solene de entrega da Política Estadual à governadora Fátima Bezerra.

De acordo com o vice-governador e presidente da Comissão Especial, Antenor Roberto, um ciclo está se encerrando com a conclusão da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN. “Esta Política dialoga diretamente com o Programa de Governo, refletida nas ações desenvolvidas na área da segurança, ao longo de quase dois anos da gestão da professora Fátima Bezerra. Diante desse argumento, considero que foi um trabalho bastante vitorioso, confeccionado de forma integrada e participativa”, enfatizou.

Antenor Roberto destacou ainda que a pandemia interferiu no processo de construção da Política e do Plano Estadual de Segurança e Defesa Social. “Infelizmente, devido pandemia a entrega do Plano Estadual ficará para 2021”, assegurou.

A Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social está estruturada em principios, diretrizes e objetivos, que vai condicionar a estratégia de Segurança Pública dentro do estado.

Além do vice-governador, a reunião contou com a participação de dirigentes e representantes das seguintes instituições que compõem a Comissão Especial: SESED, SEAP, SEMJIDH, SEEC, PMRN, CBMRN, PCRN, ITEP, DPE, FUNDASE, PGE e CEDEC.