Notícias

Calculadora online permite que candidatos façam estimativas de desempenho no Enem

Diante da aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em meio a um período de pandemia e de adaptação a uma rotina de estudos remotos, uma startup potiguar conseguiu proporcionar ao aluno concluinte do ensino escolar uma facilidade: ter uma estimativa de seu desempenho no exame nacional.

Funcionalidade da plataforma Planejativo – startup vinculada à incubadora de empresas Inova Metrópole – a calculadora permite simular notas em cada uma das áreas de conhecimento do Enem graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) para a correção dos exames.

Além de saber as notas, os participantes também podem simular resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), basta que informem os cursos de interesse, instituições de ensino e modalidades de concorrência.

A ferramenta tecnológica também estima o TRI mínimo e máximo para cada área de conhecimento, bem como suas médias aritméticas. Além disso, o aluno ainda recebe informações sobre probabilidades de aprovação, notas de corte por edição e por região e detalhes sobre o peso de cada disciplina de acordo com o curso escolhido.

Para usar a calculadora, os candidatos precisam fazer o cadastro no site do Planejativo, onde deverá informar a quantidade estipulada de acertos no Enem 2021. Após o registro, a ferramenta emite o resultado, baseando-se, dentre outros fatores, em dados referentes a exames anteriores.

A plataforma

A plataforma Planejativo oferece cronogramas de aprendizado baseados em três pilares: ciclos de estudo, revisões programadas e planos adaptativos. A ideia de se criar essa ferramenta surgiu de uma experiência educacional vivida pela própria idealizadora da plataforma, Tainara Carvalho.

“Quando eu comecei a estudar para concurso, tentei manter a mesma técnica da escola, com leitura, resumos e poucas questões, mas percebi pouco resultado’’, conta Carvalho, CEO do Planejativo.

Após pesquisar outras metodologias, Tainara Carvalho, junto ao desenvolvedor Heric Santos, aplicaram, eles mesmos, as novas técnicas e perceberam resultados significativos. Essa descoberta os incentivou a criar uma tecnologia que abrangesse todas essas metodologias, aplicando-as especificamente ao contexto do Enem.

“Também fizemos um levantamento com os estudantes sobre as suas dificuldades e percebemos que as questões mais apontadas giravam em torno de planejamento, organização, revisões e análise do desempenho. Percebemos, então, que a plataforma seria a solução perfeita para isso’’ explica a idealizadora.

O Planejativo promove organização dos estudos de forma inteligente e personalizada, levando em consideração o curso, o tempo disponível para estudo e a dificuldade em cada matéria.

Além disso, a plataforma conta com um material didático de apoio e recursos para os alunos analisarem seus desempenhos, com índices de acerto em exercícios e gráficos por assuntos. Também são emitidas notificações acerca do tempo de estudo em cada disciplina.