Notícias

Profissionais de Saúde que vão aplicar a vacina contra a Covid terão acesso a equipamentos de proteção

Com o objetivo de proteger trabalhadores da saúde e garantir a segurança dos indivíduos que serão atendidos pela vacinação contra a covid 19 , o Ministério da Saúde orienta o uso de máscara cirúrgica, proteção ocular, avental descartável para uso diário ou avental de tecido higienizado diariamente para todos os vacinadores. 

O uso de luvas é recomendado apenas para profissionais de saúde com lesões abertas nas mãos.

para  apoiar os estados, o Distrito Federal e os municípios na realização das ações de imunização durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde está adquirindo seringas e agulhas.

A  prioridade na distribuição será dos estados e municípios que apresentam baixo nível de estoque desses insumos, uma vez que o fornecimento ao Ministério da Saúde  será realizado de forma gradual.

Como ocorre com todas as vacinas, diante de doenças , febres moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até que a saúde do paciente seja restabelecida.

O ministério da Saúde informa que até o momento, não há evidências, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo Novo coronavírus.

Entretanto, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais.

Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção,  a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de exame positivo em pessoas assintomáticas.