A notícia na íntegra | por Gláucia Lima

terça-feira

10

maio 2016

0

COMENTÁRIOS

‘A arte nunca esquece': Projeto faz homenagem às vítimas de Mariana-MG

Por , em Cidades

 

original (3)

Em 5 de novembro de 2015 ocorreu o maior e mais triste desastre ambiental do País: uma barragem da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, entre a cidade de Mariana e Ouro Preto, se rompeu e devastou toda a região.

Seis meses depois, o “mar de lama” tornou-se matéria-prima para o projeto “A arte nunca esquece”, que tem a clara intenção de relembrar o crime ambiental aos políticos e ao Brasil. O artista Marcelo Tolentino, em parceria com a Escola Panamericana de Arte e Design, retornou ao local e ouviu os moradores para entender como eles estavam se recuperando.

Ele escolheu o pincel e a lama como ferramentas e eternizou os rostos e expressões destas pessoas que lidam diariamente com o recomeço, a reconstrução e a esperança de que a Justiça tome as decisões cabíveis.

Alguns quilômetros de distância, em Brasília, os retratos dos moradores de Bento Rodrigues deveriam ter sido expostos durante a comissão parlamentar que iria discutir a tragédia de Mariana. Por falta de quorum, a sessão não ocorreu.

Diante da situação os idealizadores do projeto resolveram expor as obras pela capital brasileira, em outdoors e avenidas. Ainda, eles disponibilizaram os cartazes no site para que qualquer pessoa possa enviá-los, por email, aos deputados e senadores.

original (1) original (2) original

 

Deixe seu recado através do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *