A notícia na íntegra | por Gláucia Lima

sexta-feira

6

maio 2016

0

COMENTÁRIOS

Bancos públicos vão financiar popularização da energia solar

Por , em Especiais, Tecnologia

image (11)

Com a escassez de recursos hídricos ameaçando a geração de energia elétrica, a energia solar tem ganhado destaque, Com a demanda está em alta, os bancos públicos de fomento já estão estudando linhas de crédito para financiar a instalação de sistemas fotovoltáicos. Por enquanto, o foco é o setor produtivo. Para pessoas físicas, ainda não há nenhum financiamento direto, mas algumas alternativas serão analisadas.

Até o fim desta semana, o Banco do Nordeste (BNB) vai finalizar a modulagem de novos produtos financeiros para financiar a energia solar. De acordo com o gerente-executivo Ananias Pereira Souza, será lançada uma cartilha com orientações para atender aos micro e pequenas empresas da área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), interessadas em instalar sistemas de energia solar. “Já temos um antigo programa de energia renovável, mas vamos reformular para adequá-lo para atender melhor a demanda, que está aquecida neste momento. Vamos colocar prazos compatíveis e orientar sobre garantias”, destaca Souza.

Num primeiro momento, o foco será o setor produtivo, com linhas criadas para agropecuária, comércio e indústria. “Mas há sinalizações para lançarmos linhas para pessoas físicas, não descartamos as possibilidades de atender todos os casos, inclusive os de financiar aquecedores solares”, ressalta Souza. Os recursos viriam no orçamento já aprovado para empréstimos em 2016, que é de R$ 1 bilhão. “Pode crescer, dependendo da demanda”, pontua Souza.

Deixe seu recado através do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *