A notícia na íntegra | por Gláucia Lima

sexta-feira

29

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Governo cumpre meta e vai adquirir mais 35 mil novos tratamento para hepatite

Por , em Saúde

Novos medicamentos serão distribuídos até o fim do ano Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Novos medicamentos serão distribuídos até o fim do ano / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai superar a meta estabelecida em 2015 de distribuir 30 mil tratamentos para hepatite C. Desde 2015, foram enviados para todo o País 23.599 tratamentos, sendo que outros 6.925 tratamentos já foram aprovados e serão encaminhados aos estados nas próximas semanas. Uma nova compra de mais 35 mil novos tratamentos já está pronta para distribuição até final de 2016.

Apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas. Além de apresentar este resultado, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (28), a nova a campanha de prevenção às hepatites virais de 2016, que terá foco no diagnóstico da doença.

O anúncio faz parte da comemoração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, criado em 2010 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir de uma iniciativa e proposta brasileiras.

“Vamos continuar essa política que o Brasil sempre foi protagonista, ampliando acesso. Evidentemente queremos disponibilizar a terapia a todos e continuaremos com um esforço muito grande de economia no ministério para fazermos muito mais com o recurso disponível”, ressaltou o ministro da saúde, Ricardo Barros.

O novo tratamento para Hepatite C, com os medicamentos simeprevir, sofosbuvir e daclastavir, foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2015, como a publicação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Hepatite C e Confecções.

Com essa estratégia, o Brasil assumiu a vanguarda da oferta no SUS desta terapia. “Agradecemos aos inúmeros movimentos de apoio que existem no Brasil, que, junto com as ações do ministério, fazem com que essa política seja de inclusão e atenção importante para o País”, completou o ministro.

As medicações beneficiam pacientes que não podiam receber os tratamentos ofertados anteriormente, entre eles os portadores de coinfecção com o HIV, cirrose descompensada, pré e pós-transplante.

Campanha

Neste ano, o tema da campanha publicitária de prevenção às Hepatites é: “Hepatite C – O teste pode salvar a sua vida”. A campanha prioriza a importância do diagnóstico. Nos últimos dois anos, mais de 5,5 milhões de testes rápidos para hepatite C foram distribuídos. A campanha ainda ressalta que a hepatite C tem tratamento e tem cura.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde 

Deixe seu recado através do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *