Caicó

IV Ursap, com sede em Caicó, inicia Abril Verde com alertas sobre doenças e acidentes de trabalho

Monaliza Raquel e Cordélia Maria do Nascimento. Foto: Gláucia Lima

Monaliza Raquel e Cordélia Maria do Nascimento. Foto: Gláucia Lima

A IV Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Caicó, ‘vestiu a camisa’ da campanha Abril Verde. Segundo a nutricionista e especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Cordélia Maria do Nascimento, o objetivo maior é alertar a classe dos trabalhadores e empregadores de uma forma geral contra doenças graves provenientes do ambiente laboral.

De acordo com a odontóloga e técnica em Saúde e Segurança do Trabalho, Monaliza Raquel do Nascimento, durante este mês serão realizadas várias ações não só na Regional, como também na feira livre de Caicó. “No dia 28 de abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes no Trabalho – faremos ações de promoção e prevenção de acidentes, na feira livre de Caicó, e vamos oferecer testes rápidos de HIV, Síflilis, Hepatite, avaliação nutricional e outros. Também vamos implementar na Regional um projeto de qualidade de vida no trabalho”, disse Monaliza.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.

Estatísticas

De 2007 pra cá, a IV Regional registou 1486 doenças, agravos e acidentes de trabalho. Destes, 554 foram  em Caicó.

Redação #BlogdaGL