A notícia na íntegra | por Gláucia Lima

segunda-feira

20

julho 2015

0

COMENTÁRIOS

Ruraltur acontecerá em Natal com foco nas potencialidades dos roteiros alternativos no interior potiguar

Por , em Viagens

Apesar da potencialidade, a procura pelo turismo no campo ainda não está consolidada no país. Para estimular o aumento do fluxo de turistas nesses locais e a organização dessa cadeia produtiva, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove a 11ª edição da Feira de Turismo Rural (RuralTur).

O evento passou a integrar o circuito nacional de feiras do setor e, este ano, será realizada em Natal, no Rio Grande do Norte, em agosto.

O desafio é divulgar novas opções de turismo que ainda são desconhecidas pela maior parte do público que viaja e, com isso, aumentar o faturamento de produtores rurais que exploram esse nicho. O segmento é considerado prioritário dentro da carteira de turismo do Sistema Sebrae. Isso porque, em apenas 32,8% dos empreendimentos, o turismo rural é a principal fonte de recurso da propriedade.

Com intuito de projetar essa modalidade para os mercados regional e nacional, a feira vai contribuir para a interiorização do turismo e gerar renda, por meio da produção associada ao segmento, divulgando todas as empresas e os roteiros turísticos de várias regiões do Brasil. Atualmente, as regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte (88,1%) dos empreendimentos ligados ao turismo rural.

Prevista para ser realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, na Arena das Dunas, a RuralTur deve atrair cerca de 7 mil pessoas. Além do Rio Grande do Norte, já confirmaram presença os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. Durante os três dias de feira, haverá expositores de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes e empresas que comercializam equipamentos do ramo.

Segundo dados do Panorama Empresarial do Turismo rural 2010, esta área econômica apresenta um crescimento anual de aproximadamente 6%. No RN, uma das atividades turísticas mais exploradas é o turismo religioso. Um dos mais famosos é o Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado no município de Santa Cruz, a 122 quilômetros da capital.

No local, está situada a maior estátua católica do mundo. Como outras cidades do interior do estado, Santa Cruz apresenta potencialidades turísticas, que vão além do aspecto religioso, devido à presença de museus, cachoeiras e espaços culturais.

O Mossoroense

Deixe seu recado através do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *