Notícias

Alunos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST) levam ações de saúde para a feira livre de Caicó

Os alunos do 4º período do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST), realizaram neste sábado, 21, atividades do Projeto de Extensão “Psicologia e Saúde: Dialogando na Feira Livre de Caicó/RN, sobre a temática “A ansiedade e sua interface com a alimentação saudável”.

O projeto teve como proposta promover ações de saúde, prevenção e qualidade de vida junto à população que frequenta a feira livre de Caicó. Para o acadêmico de psicologia Carlos Luciano foi uma experiência muito rica de novas aprendizagens.

Como psicólogos em formação levamos nossa contribuição realizando em parceria com técnicos de enfermagem, educadores físicos e nutricionista o diálogo entre a nutrição e a psicologia, e como a ansiedade que é um transtorno tão presente nos dias de hoje, informar a população em geral que pode ser tratada através de uma alimentação saudável, exercício físico e com a psicoterapia. Foi muito gratificante ofertar a população o atendimento na feira sendo realizado a triagem, questionário que entre outras questões nos fazia identificar se o paciente sofria de algum transtorno como ansiedade e depressão”, disse.

Durante o evento foi auferida a pressão e realizada a pesagem de todas que passaram por lá.

A coordenadora do Curso de Psicologia, professora Drª Dilma Felizardo, ressalta que atividades de extensão além de proporcionar aprendizagem de métodos e técnicas, desenvolvimento de competências e habilidades, na área da saúde para os alunos e alunas, constitui-se de importante oportunidade para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes, fortalecendo a compreensão da função social da academia, na emergência do cuidado. Além de desenvolver nos estudantes de psicologia a capacidade técnica para atuação consciente, engajada, atualizada e teoricamente fundamentada.

A próxima ação será no dia 28 de maio sobre a temática dialogar, conhecer e prevenir às DST’s e AIDS: Proteja-se, use sempre preservativo.

O evento contou com a parceira da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, Centro Clínico e do Restaurante e Pizzaria Certo.