
Trabalhadores da limpeza urbana de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró realizam uma paralisação nesta segunda-feira (22). A mobilização integra um movimento nacional que pressiona o Senado pela aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, o “PL dos Garis e Margaridas”. De acordo com o Sindlimp-RN, a categoria mantém 40% do efetivo em atividade para assegurar os serviços essenciais.
O projeto, que já passou pela Câmara dos Deputados, visa unificar direitos trabalhistas e criar um piso salarial nacional de dois salários mínimos. A proposta também prevê jornada de 40 horas semanais, adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para quem atua na coleta, varrição e destinação de resíduos.
Diante da redução do serviço — confirmada, por exemplo, em São Gonçalo do Amarante —, a recomendação é que a população evite colocar lixo nas calçadas hoje. A expectativa é que a coleta seja normalizada nesta terça-feira (23).
