A NASA anunciou neste sábado (24) que tomou a decisão de adiar mais uma vez o retorno dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão presos há meses na Estação Espacial Internacional. Eles devem ser resgatados em fevereiro de 2025.
A dupla será resgatada por uma espaçonave da SpaceX, segundo a NASA. Os dois astronautas deveriam voltar na Starliner, da empresa Boeing, que apresentou problemas técnicos após acoplar na Estação Espacial. O retorno já tinha sido adiado três vezes.
A Starliner retornará à terra vazia no começo de setembro com o piloto automático ativado. O sistema de propulsão da nave oferece muitos riscos para trazer a tripulação de volta em segurança, disse a agência espacial.
A NASA disse que não foi uma decisão fácil, mas que ela é absolutamente correta. A dupla foi enviada para a Estação Internacional no início de junho, para uma missão que deveria durar apenas oito dias. Segundo a agência norte-americana, os problemas nos propulsores e vazamentos de hélio prejudicaram o cronograma.