Política

Pré-candidatos denunciam casas legislativas para fortalecerem seus nomes em disputas

O período de pré-campanha serve para pré-candidatos fortalecerem seus nomes antes da oficialização das candidaturas pelos partidos que integram. No Rio Grande do Norte, a dinâmica se confirma e diferentes estratégias estão em curso para cumprir esse objetivo. Algumas, mais ousadas, com denúncias contra casas legislativas, a fim de tornar os postulantes conhecidos junto ao eleitorado.

É o caso da de Bertone Marinho, presidente do Partido Verde (PV) no Estado, que quer candidatar-se à Câmara dos Deputados. Ele tem usado as redes sociais para chamar a atenção da sociedade para privilégios dos senadores e deputados federais potiguares. “Há mais assessores à disposição da bancada que juízes, promotores e defensores no RN”, argumenta ele, que também questiona a necessidade de imóveis funcionais e de verbas específicas.

A Assembleia Legislativa também tem sido alvo de pré-candidatos, daqueles que pretendem ser membro da Casa a partir do próximo ano. Igor Rafael, que integra o quadro do Partido da República (PR), e Alayde Passaia, filiada ao Novo, têm feito vídeos com repercussão nas redes sociais. Os dois produziram peças sobre o número de cargos comissionados do legislativo estadual.

“Não acredito que o vídeo seja suficiente para conquistar votos, mas permite que a sociedade entenda melhor quem é o pré-candidato, o que ele pensa e o que ele defende”, conta Igor. Para Alayde, a repercussão dos vídeos não é por acaso: “As pessoas querem ter acesso à informação. Antes, elas achavam que não era possível mudar, agora elas já veem que é diferente”.

Satisfeitos com os resultados obtidos com as estratégias adotadas, os três dizem que devem seguir caminhos semelhantes durante a campanha, compartilhando novas informações e comparativos. “Muitas pessoas terão uma atenção maior ao tema quando o período eleitoral começar”, acredita Bertone, reforçando que, até 7 de outubro, o trampolim encontrado será repetidamente usado.