Caicó

Sessão Solene homenageia o Centenário da Biblioteca Municipal Olegário Vale

Nesta quinta-feira (12), às 18 horas, a Câmara Municipal de Caicó realizou uma sessão solene em homenagem aos 100 anos da Biblioteca Municipal Olegário Vale, sendo uma propositura do vereador Andinho Duarte. O evento reuniu representantes de vários setores da educação da cidade e instituições, entre elas, SEMECE, 10ª DIREC, IFRN, UFRN, SESC Seridó, Ordem Demolay e Filhas de Jó, OAB, Conselho Regional de Biblioteconomia 15 (RN/PB), além do corpo técnico da biblioteca e colaboradores, com destaque para o professor e historiador Adauto Guerra.

A professora Maria das Graças Soares representou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lucineide de Araújo e o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), na sessão solene, que não puderam estar presentes em virtude de outro compromisso. “Muito me honra em participar desse momento em nome da secretaria de Educação e da prefeitura municipal de Caicó. A Biblioteca Municipal é patrimônio da nossa cidade. Ela tem um histórico encantador e não é só um espaço de guardar livros, mas um espaço de se guardar a memória e a história”, disse a professora Maria das Graças.

A gestora administrativa da Biblioteca Municipal Olegário Vale, Ana Maria, enfatizou que a sessão solene teve uma importância muito grande para a Biblioteca Municipal, ressaltando que a instituição tem relevantes serviços prestados na sociedade caicoense e até do Seridó. “A Biblioteca Olegário Vale contribuiu para formar muitas pessoas que hoje estão à frente de profissões de renome e também de formação de grupos”, afirmou Ana Maria, acrescentando que a Biblioteca tem vários projetos em evidência em sua estrutura física, além de atuação em outros setores da cidade.

A Biblioteca Municipal presta uma homenagem ao intelectual Olegário Gonçalves de Medeiros Vale, cuja atuação marcou a política, o jornalismo e a advocacia. Ele dirigiu a primeira biblioteca do município, fundada pela Sociedade Literária Santa Cecília. “Temos um acervo de quase 15 mil livros e salas temáticas, recebendo um público mensal de centenas de leitores”, disse a coordenadora Ana Maia. O prédio ainda passou por duas reformas, em 1992 e 2007.