Caicó

UBS do Bairro Boa Passagem realiza ações na Campanha do Novembro Azul

A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Boa Passagem realizou na última quinta-feira (07/11), a abertura do Novembro Azul, onde foram debatidos alguns assuntos relacionados à Saúde do Homem, tais como o autocuidado na população masculina, câncer de próstata e ainda os principais agravos e acidentes de trabalho que mais acometem este público.

De acordo com a enfermeira Ana Santana dos Santos Oliveira, na ocasião, houve o relato de experiência de Edilson Jesus, usuário acometido por acidente de trabalho. Ainda foram realizados atendimentos médicos e de enfermagem e a realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. Tal atividade ocorreu através de parceria entre a equipe de atenção básica do bairro, a SMS, os residentes multiprofissionais da EMCM e o CEREST.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.