Notícias

65% dos inscritos no ENEM concluíram o ensino médio em anos anteriores

O Exame Nacional do Ensino Médio recebeu seis milhões,121 mil e 363 inscrições, sendo a maioria para aplicação da prova impressa e apenas 101 mil e 100 farão a versão digital.

Do total de inscritos, 65% concluíram o ensino médio em anos anteriores, 23% são concluintes e 12% são treineiros, geralmente quem está no primeiro ou no segundo ano do ensino médio. Os dados são indicados pelos próprios participantes na hora da inscrição.

87% dos inscritos não precisam pagar a taxa do exame. Nesta edição, quem se enquadrou nos critérios de isenção, previstos em edital, foram contemplados automaticamente, sem a necessidade de fazer a solicitação no sistema.

Para os demais, a cobrança é de 85 reais, mesmo valor do ano passado.

Para que a inscrição seja confirmada, os candidatos ao exame que não têm direito à gratuidade, precisam efetuar o pagamento da taxa. Por isso, nos próximos dias, o Inep divulgará novo balanço dos inscritos confirmados para a prova e o número poderá variar.

Com a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação e o Inep decidiram adiar as provas impressa e digital, marcadas para novembro. A definição ainda passará por consulta aos inscritos, em junho deste ano. A ideia é que os candidatos escolham o melhor período.