Notícias

INSS faz inspeções nas salas de atendimento de perícia médica

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, iniciou as inspeções nas salas de atendimento de perícia médica das agências para garantir o retorno rápido dos médicos peritos e, assim, atender a população que necessita dos serviços. 

A medida tem como objetivo verificar se os locais estão adequados para a volta das atividades, cumprindo as solicitações feitas pela Perícia Médica Federal.

São feitos dois tipos de checklist: o primeiro relacionado a medidas de proteção da Covid-19 e o segundo que trata de itens estruturais. 

Durante a vistoria, os relatórios de adequação e cumprimento de itens serão devidamente preenchidos pelas equipes para reforçar a segurança do trabalho feito pelo INSS. 

Devido às medidas de segurança adotadas por causa do coronavírus, as agências do INSS ficaram fechadas por mais de cinco meses. 

A reabertura das atividades está sendo gradual e segura; por isso, o INSS orienta os seguradora não adianta ir às agências sem marcação de horário. O atendimento é exclusivo para quem fizer agendamento..

Os segurados sem horário marcado  não serão atendidos para evitar aglomerações dentro e fora das agências do INSS.

Uma vez feito o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Na data marcada, deve comparecer com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos. 

Recomenda-se que o comparecimento ao local sem acompanhantes ou crianças, visto que as agências deverão respeitar um limite de pessoas no atendimento. Caso necessite de acompanhante ou não tenha com quem deixar a criança, poderão, ainda assim, comparecer às agências.

O uso de máscara é obrigatório. É preciso manter distanciamento seguro entre as pessoas, percebendo a demarcação no solo e nas cadeiras. A aferição da temperatura corporal será feita pelo agente de segurança, obrigatoriamente, antes da entrada na agência. 

A orientação é higienizar as mãos com álcool em gel 70%, que estão disponíveis na agência e levar uma água de casa, preferencialmente, em garrafa transparente. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

Caso o segurado apresente algum sintoma da Covid-19, mesmo estando agendado, a orientação é não comparecer ao INSS. Procure imediatamente um atendimento médico. Será necessário reagendar o serviço para depois do período de repouso ou isolamento recomendado pelas autoridades sanitárias.