Notícias

Pesquisa aponta Álvaro Dias na liderança da intenção de votos para a prefeitura de Natal

O Paraná Pesquisas, em parceria com a Rede Tropical de Comunicação, divulgou hoje uma pesquisa sobre as intenções de voto para a prefeitura de Natal, o candidato à reeleição, Álvaro Dias (PSDB), lidera a corrida com 36,4% se a eleição fosse hoje.

O segundo colocado seria o candidato deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) com 10,3% das intenções estimuladas de voto.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 14 de outubro, por telefone, com 700 eleitores da capital potiguar com idade acima de 16 anos, portanto, aptos a votar. Sendo estratificada segundo o sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O grau de confiança da pesquisa atingiu o percentual de 95%, com a margem de erro variando em 4% para mais ou para menos.

Faltando um mês para a votação do primeiro turno, em 15 de novembro, as intenções de votos computadas em Natal estão distribuídas entre os 14 nomes em disputa pelo cargo de chefe do executivo dessa forma:

Na pesquisa espontânea, 55% dos entrevistados, disseram não saber ainda em quem votar e 13,1% informaram que não têm a intenção de voto por nenhum dos nomes propostos. Nessa metodologia, os percentuais dos candidatos variam em relação a medida estimulada. Apesar disso, os dois candidatos mais cotados são Álvaro Dias e Kelps Lima. Ambos seriam levados à disputa do segundo turno, marcado para o dia 29 de novembro. Ficando, pois, os percentuais desse método da maneira como estão listados abaixo:

 *Jaidy Oliveira de Sousa não foi citada nessa etapa.

A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RN-05048/2020, perguntou também aos entrevistados a avaliação dos executivos municipal de Natal e estadual. 

Para 11,4% dos indagados, a administração de Álvaro Dias é considerada ótima. Outros 31% a consideram boa. 37,6% avaliam-na como regular. 8,6% declararam achar ruim e 8,4%, a consideram péssima. 

Na avaliação dos eleitores de Natal, o governo de Fátima Bezerra é considerado ótimo para 6,7% e bom para 17,3%. Já 33,1% consideram a administração da governadora regular. 9,1% acham que está ruim, e 31,4%, avaliam como péssima a administração do governo estadual.