Notícias

Heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton é condecorado cavaleiro pela rainha Elizabeth II

O heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, foi condecorado na lista de honras de Ano Novo da Rainha Elizabeth II “Cavaleiro do Império Britânico”. O piloto fez uma temporada impecável e encerrou a temporada como campeão, igualando o recorde do alemão Michael Schumacher.

Além dele, outros atletas foram homenageados e listados pela monarca. Entre eles Rob Borrow, estrela do rúgbi e responsável por uma importante campanha de conscientização sobre o câncer; a tenista Anne Keothavong, o ex-atacante do Tottenham e do Chelsea, Jimmy Greaves, o ex-meio-campista do Wolves, Ron Flowers, ambos vencedores da Copa do Mundo com a Inglaterra em 1966.

Luta contra o racismo

O ativismo do piloto na luta contra o preconceito racial ajudou a colocar pela primeira vez o tema em discussão na categoria e reforçou a imagem dele como uma figura comprometida com causas sociais.

O inglês teve atitudes públicas que causaram reações controversas na Fórmula 1. Em julho, ele tentou organizar um protesto coletivo para que os 20 pilotos se ajoelhassem antes da prova. Seis não aderiram. Além disso, ele subiu ao pódio com uma camiseta pedindo justiça por Breonna Taylor, jovem negra morta por policiais brancos. Além de diversos outros posicionamentos nas redes sociais.