Notícias

“Estamos felizes com a expectativa de retomar no dia 14 com o sistema híbrido”, diz secretária de Educação de Natal

A Rede Municipal de Educação de Natal deve retomar o ensino presencial no próximo dia 14. Em entrevista ao RN No Ar, da TV Tropical, a secretária da pasta, Cristina Diniz, falou sobre a expectativa do retorno às aulas, ainda que no sistema híbrido.

“Estamos felizes com a possibilidade de retomada das aulas no sistema híbrido. A covid tem tido uma queda no município, com a redução da ocupação de leitos e do índice de transmissibilidade. A expectativa é de retomar no dia 14 seguindo o protocolo com todas as medidas protetivas”, afirmou.

A primeira etapa de retomada é para os alunos da pré-escola, com crianças entre 4 e 5 anos e 11 meses. Em seguida, para estudantes do Ensino Fundamental 1; depois, para os alunos das creches; Ensino Fundamental 2; e Educação de Jovens e Adultos. “Vamos retornar como metade de cada turma e a outra metade de casa para ver como irá se comportar com essas medidas de prevenção”, explicou.

“Quanto menos crianças tivermos inicialmente, poderemos ter um trabalho de melhor qualidade na prevenção da covid-19”, acrescentou.

No entanto, a retomada das aulas presenciais pode esbarrar em uma greve dos professores. Ao longo desta semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) discute se vai iniciar uma greve. Nesta terça-feira (06), está marcada uma assembleia, com pauta de indicativo de greve, atualização do piso, carga suplementar e a própria retomada das aulas presenciais.

A secretária falou sobre a possibilidade de paralisação dos servidores da educação. “Existe a reivindicação de pagamento do reajuste de 12,84% do piso, que eles teriam direito no ano passado, quando começou a pandemia. Não foi pago, pois o município não tinha condições de investir. Hoje, nós temos condições de pagar aos ativos. A prefeitura não tem condições de assumir esse reajuste para aposentados”, pontuou.

Cristina Diniz finalizou: “Cerca de 80% do total de aposentados é de professores. Seria um montante alto a ser pago. Não podemos fazer essa proposta devido à lei da paridade, que obriga o pagamento para ativos e inativos”.

Kits de higiene

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu itens importantes para o início do ano letivo de 2021. São kits de higiene que serão distribuídos no início das atividades escolares no formato híbrido (presencial e não presencial) para os estudantes e profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino de Natal.  

Foram investidos R$ 3.518.388,36 na aquisição de 56.484 kits de higiene. O kit é composto de uma necessaire slim, contendo 01 squeeze de 300ml; 03 máscaras laváveis; 01 toalha de rosto; 04 gel higienizador de 50g para mãos; 02 sabonetes líquidos de 120ml e 01 protetor (face shield). Também foram adquiridos 451 totens de lavatório de higienização para adultos; 184 totens de lavatório de higienização infantil; 451 totens de álcool em gel para adultos e 100 totens de álcool em gel infantil. Representando um investimento na ordem de R$ 557.884.  

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem cumprindo requisitos para garantir a segurança sanitária das 146 unidades de ensino, sendo 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 72 escolas de Ensino Fundamental. Isso inclui reorganizar o espaço das instituições de ensino, assegurar o distanciamento dentro das salas de aula e manter orientações permanentes aos alunos quanto aos cuidados a serem tomados nos contatos com os colegas.