Notícias

Com 15 minutos de fogos, público recebe 2022 com cor e luz em Copacabana

Tradicional queima de fogos na Praia de Copacabana marca a chegada de 2022 no Rio de Janeiro Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO — Vestidos de branco em sua maioria, cariocas e turistas receberam 2022 na Praia de Copacabana com um show de fogos. O público, que era pequeno no início da noite, aumentou com o passar das horas. A chuva, insistente durante toda a noite, também ajudou, e minutos antes da virada, deu uma trégua em Copacabana.

O tema “Celebre a esperança” teve como destaques fogos em formato de coração e em cascata. Chamaram a atenção também navios de cruzeiros ancorados entre o Leme e Copacabana, trazendo viajantes para acompanhar o show pirotécnico do mar.

A queima de fogos em Copacabana emocionou o público. Em um espetáculo de cores, brilho e diferentes formatos, como cascatas e corações em 3D, o show da virada chamou atenção principalmente das crianças.

Fascinada com o brilho no céu

Moradora de Copacabana, a comerciária Anália Rabino desceu com os filhos para a praia faltando poucos minutos para a virada. A caçula Nicole, de 11 anos, ficou fascinada com a queima de fogos.

—  Depois de tanto tempo fechados, ter essa liberdade é para se empolgar. As crianças amaram. A gente ficou na dúvida se descia ou não. Não sabíamos se ia encher muito, mas a rua estava tranquila. Estávamos de pijama, colocamos uma roupa branca e descemos — contou Anália.

Esperança de dias melhores

O casal Denilson Ramos e Karina Ribeiro veio de Campinas, em São Paulo, para curtir a virada do ano no Rio. Após Karina perder a prima mais nova, vítima de Covid-19, o casal deu a volta por cima e está esperando um bebê. Denilson também conseguiu mudar para um emprego melhor.

— Muitas pessoas perderam seus entes queridos, e não foi diferente na nossa família. Mas, Deus nos abençoou este ano com o Gael, que está de seis meses. E, em plena pandemia, consegui me reerguer e mudar para um emprego melhor, o que é muito difícil. No fim das contas, não temos do que reclamar. Ano que vem promete ser melhor ainda — prevê o programador, otimista.

Se 2021 foi um ano difícil para a maioria dos brasileiros, para o casal Darlan Santos e Thaís de Sousa foi só amor: começaram a namorar em abril e já aproveitaram para fazer sua primeira viagem de fim de ano juntos, vindo de Belo Horizonte para curtir o réveillon em Copa. A enfermeira e o vendedor, que voltam para Minas na segunda-feira, elogiaram a organização do evento.

— Está tudo bem organizado e tranquilo. Eu esperava que estivesse mais cheio, então eu estou gostando. Espero que, em 2022, essa pandemia passe logo, além de felicidade, saúde e prosperidade para todos — torce Thaís. Darlan completou:

— Apesar de todos os problemas, tivemos um ano bom. Até porque foi em 2021 que nos conhecemos. Agora, espero que nesse ano que começa daqui a pouco, consigamos caminhar melhor economicamente e tenhamos vacina para afastar a Covid-19 definitivamente.

Amigas posam para foto à espera de 2022, na praia de Copacabana Foto: DANIEL RAMALHO / AFP

Lívia Neder e Giovanni Mourão – O Globo