Notícias

Grupo que busca ‘empoderar’ jovens e adultos com Síndrome de Down por meio da autodefensoria se reúne em Natal

De acordo com Ana Cláudia Mendes de Figueiredo, vice-presidente da FBASD, o propósito do grupo é de fazer com que cada um conheça os seus direitos e possa defende-los por si mesmo. Foto: Reprodução

Buscar auxiliar na melhoria da qualidade de vida e manutenção de direitos das pessoas com Síndrome de Down. Esse é objetivo pelo qual o Grupo Nacional de Autodefensoria foi criado em 2016. Formado por portadores da síndrome, o grupo é destinado a promover o desenvolvimento da dignidade e autoestima dos seus participantes. Nesta sexta-feira (7), e no próximo sábado (8), Natal será sede do 5º encontro nacional de autodefensoria, que irá acolher, além dos participantes do grupo, alguns autodefensores do nordeste.

Os grupos de autodefensorias são formados por jovens e adultos portadores de deficiência intelectual que se organizam para defender seus direitos. De acordo com Ana Cláudia Mendes de Figueiredo, vice-presidente da FBASD, o propósito do grupo é de “fazer com que cada um conheça os seus direitos e possa defende-los por si mesmo”.

Dentro da prática dos grupos, temos o debate de conceitos como acessibilidade, dignidade, participação social e política, inclusão, e outros, além de discutir quais são os direitos a eles garantidos nas leis federais. Os debates são muito importantes para que os autodefensores – assim são chamados os participantes – possam compreender suas responsabilidades e direitos, formando suas opiniões sem influências indevidas de outras pessoas.

Em 2019, o Grupo Nacional de Autodefensoria se vinculou a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), e essa parceria resultou na criação de grupos regionais em todo o Brasil. Atualmente, existem grupos de autodefensoria nas Regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Nesta sexta-feira (7), a reunião acontecerá no Hotel Barreira Roxa, no bairro de Mãe Luiza. Já no sábado (8), o grupo de autodefensoria irá se reunir no Museu Câmara Cascudo, no Tirol. O evento é fechado ao público.

Tribuna do Norte