Notícias

Álvaro Dias sonha com o Senado em 2026, dizem vereadores

Prefeito de Natal, Álvaro Dias, promoveu ontem o primeiro encontro político para 2024 e 2026. Foto: Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) reuniu nesta quinta-feira (15), o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e mais 15 vereadores que integram a base de sustentação da atual gestão.

Foi a primeira reunião do grupo com foco no cenário político de 2024 e, também, para 2026. Um vereador bem ligado ao Palácio Felipe Camarão revelou a estratégia do prefeito de Natal para o futuro.: “Ser senador da República”, disse.

Álvaro Dias pediu o compromisso dos 16 vereadores da capital para ser um dos dois votos para  senador da República em 2026. Pelo discurso, Álvaro Dias sonha em fazer um sucessor de confiança e ficar na mesa de negociações para a eleição majoritária de 2026 do Estado. 

Para isto, o prefeito de Natal espera construir uma nominata robusta com 30 nomes, sendo os 16 vereadores com mandato, presentes na reunião, no partido Republicanos, que na eleição de 2020 apresentou 39 candidaturas para a Câmara Municipal de Natal. Naquele ano não elegeu ninguém e o partido fez coligação para prefeito de Natal dando apoio ao eleito Álvaro Dias.

A reunião que começou por volta das 10h30 terminou depois das 13h30. Muitos dos presentes pediram a palavra e questionaram quem seria o nome do grupo para a disputa da prefeitura de Natal. 

“Não posso definir um nome neste momento. Isto fica para o próximo ano. Não tenho como perder os apoios em Brasília enquanto tenho uma série de obras para ser  tocada, concluída e entregue à sociedade. A definição de um nome pode inviabilizar os trâmites em Brasília”, relatou a fala do prefeito, outro vereador.  

Muitos dos participantes da reunião integram a bancada dos 21 vereadores que já declararam apoio ao deputado federal, Paulinho Freire (União Brasil), que anunciou ser pré-candidato à prefeitura de Natal. Durante as falas desses vereadores foi externado ao prefeito o desejo do grupo de seguir com Paulinho Freire como candidato a ser escolhido. Álvaro não se decidiu. E os vereadores presentes não  colocaram obstáculo em migrar para o partido Republicanos e construir a nominata com os 30 nomes desejados por Álvaro Dias, desde que a bancada seja liberada para seguir apoiando Paulinho Freire, caso ele não seja o nome referendado por Álvaro Dias.

A conversa aconteceu no escritório que fica na avenida Floriano Peixoto, em Petrópolis. Álvaro Dias quer fazer um “chapão” no Republicanos e colocar os 16 vereadores no partido. Como a chapa completa é de 30 candidatos, então ele completaria com outros nomes para fazer votos e tentar eleger de 10 a 11 cadeiras. 

Alguns vereadores saíram se perguntando após a reunião com Álvaro Dias. “Como ficarão os compromissos para 2026, caso os planos do hoje prefeito de Natal fracassarem nas urnas de 2024?”, questionou um vereador. 

“Como ex-prefeito, Álvaro não terá como acomodar nenhum candidato a vereador que poderá fazer parte da chapa”, comentou outro. 

O certo é que Álvaro Dias, na visão de outro participante do encontro, começou a afunilar as estratégias para o pleito do próximo ano. “A conversa foi muito boa. Fluiu bem. Ele falou. Todos falaram e saímos com um direcionamento”, disse, relatando que não houve registro de fotos, mas não se pediu reservas em torno do que foi debatido no encontro.

Além de Eriko Jácome, participaram do encontro Preto Aquino (PSD), Nina Souza (PDT), Hermes Câmara e Luciano Nascimento (PTB), Kleber Fernandes, Aroldo Alves e Chagas Catarino (PSDB), Felipe Alves (União Brasil), Raniere Barbosa (Avante), Eribaldo Medeiros (PSB) – irmão do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), entre outros.

Tribuna do Norte