Notícias

Concurso do INSS 2024: Veja o que se sabe até o momento

Foto: Marcelo Casal Jr

Recentemente, em 18 de agosto, uma publicação no Diário Oficial da União trouxe informações acerca da resolução do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que gerou expectativa sobre o novo concurso do INSS. Tal resolução deu aprovação aos limites da proposta orçamentária da Previdência para o ano de 2024.

Dentro desse documento, foi incluída uma perspectiva de novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com a previsão de abertura de 9.229 vagas no próximo ano. As mais de 9 mil oportunidades mencionadas no concurso do INSS são divididas entre as seguintes posições:

• Carreira do Seguro Social: 7.655 vagas;
• Perito Médico Federal: 1.574 vagas.

Embora o CNPS tenha sublinhado a necessidade de lançar um edital, a proposta orçamentária ainda precisa ser encaminhada à Secretaria de Orçamento Federal, vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento.

As 7.655 vagas mencionadas acima coincidem, inclusive, com o pedido mais recente de concurso público apresentado pelo próprio INSS. Exclusivamente divulgadas pelo Direção, as oportunidades desse requerimento se distribuem entre as posições de Técnico e Analista do Seguro Social, da seguinte forma:

• Técnico do Seguro Social: 5.819 vagas;
• Analista do Seguro Social: 1.836 vagas.

Até o momento, não houve indicação concreta acerca da autorização para o concurso do INSS. Contudo, os novos processos seletivos têm sido considerados pelo governo federal.

Em julho, o presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, revelou que os futuros editais já se encontram em uma fase de “estudos avançados”.

Além de novos concursos, o INSS tem direcionado esforços para aproveitar a lista de excedentes provenientes da última seleção. Segundo um sindicato, cerca de 2.500 aprovados no concurso de 2022 serão convocados.

Além dos cargos de Analistas e Técnicos, a autarquia também está em busca de realizar um novo concurso para a função de Perito.

Conforme divulgado pelo Direção, o presidente da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou a elaboração de um edital para Peritos. Esse certame está previsto no Plano Plurianual (PPA), que está sendo desenvolvido para o período de 2024 a 2027.

Leia também: “Ter um diagnóstico de câncer não é fácil”, desabafa secretária de saúde do RN

SBT Nordeste (JC)