Notícias

Reitoras da Uern e Ufersa e reitor da UFRN entregam carta ao ministro da Educação

Ministro Camilo Santana e a governadora Fátima Bezerra com dirigentes de universidades. Foto: Ascom UFRN

Com o intuito de destacar as principais demandas do estado para o fortalecimento da educação superior, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte entregou, na tarde desta segunda-feira, 21, uma carta ao ministro da Educação (MEC), Camilo Santana.

Na ocasião, estavam presentes o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicilia Raquel Maia Leite; o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho; e a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla Oliveira; além da governadora Fátima Bezerra.

A entrega do documento foi realizada antes da Cerimônia de formalização da adesão aos programas do Governo Federal: Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Escola em Tempo Integral, cujo evento também contou com a participação do reitor Daniel Diniz.

O documento dos reitores do RN trata sobre a expansão da assistência estudantil; de ações de saúde mental para estudantes e servidores; de iniciativas para adequação da inclusão e acessibilidade das instalações físicas das instituições; da equidade de distribuição de verba para ações de ensino, pesquisa e extensão, com foco no Nordeste; entre outras pautas.

Como presidente do Fórum, o reitor Daniel Diniz, explicou ao ministro da Educação que a carta elencou as prioridades para o funcionamento pleno das IES. Nesse sentido, a governadora do RN reforçou a importância das demandas do grupo de reitores. Já Camilo Santana elogiou a iniciativa, comprometendo-se a avaliar os tópicos, e destacou ainda o compromisso do MEC com a melhoria do ensino superior no país.

Defato.com