Da Redação do #BlogGláuciaLima – Os alunos do 12º período do curso de Medicina da UFRN (Campus Natal e Campus Caicó) entregaram – no último dia 18 de março – requerimento ao reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte pedindo que ele autorize a colação de grau para que eles entrem no campo de prática e ajudem no enfrentamento do Coronavírus (COVID-19).
O que respalda o requerimento dos alunos para a colação de grau antecipada é o exemplo de outras instituições de ensino superior do país, entre elas, a Federal do Piauí. Ao todo são 90 alunos, deste, 39 do campus de Caicó.
Sem resposta da reitoria, parte desses alunos tornar pública uma carta em que pedem a compreensão e apoio de toda a sociedade norte-rio-grandense nessa causa.
Veja carta:
Parte dos alunos do 12º período do curso de Medicina da UFRN Campus Natal e Campus Caicó, vem através desta carta demonstrar sua frustração perante a ausência de resposta por parte da reitoria da nossa universidade no tocante ao requerimento de colação de grau das referidas turmas.
Somos aproximadamente 90 acadêmicos aptos a colar grau, segundo os pré-requisitos exigidos pelo MEC, impossibilitados de exercer nossas funções como futuros médicos, sendo obrigados a ficar em casa de “mãos atadas” diante de todo o cenário atual, vendo a população padecer perante a sobrecarga do nosso sistema de saúde.
Devido a necessidade imediata do aumento no número de profissionais da saúde para o enfrentamento da pandemia em que nos encontramos e por estarmos aptos a exercer a profissão, viemos fazer um apelo às autoridades competentes para que seja levada em consideração a situação atual na saúde pública do país e que seja permitida nossa colação de grau em caráter urgente, a fim de desempenharmos nossa profissão em prol da população.
Vale ressaltar ainda que, em discurso proferido no dia 22/03/2020 em coletiva de imprensa, o próprio Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a necessidade da colação de grau em caráter de urgência dos alunos do 12º período para ajudar no combate ao Coronavírus, bem como gostaríamos de relembrar que a UFRN é citada como exemplo, há vários anos consecutivos, na qualidade de ensino do curso de Medicina, ajudando a formar alguns dos melhores profissionais médicos do país.
Diante do exposto, pedimos a compreensão e apoio de toda a sociedade norte-rio-grandense nessa causa. Juntos somos mais fortes!