Notícias

Já pensou em ver o Castelo de Engady ganhando vida novamente? Arquiteto seridoense ‘levantou’ todas as ruínas e desenvolveu majestosa proposta de intervenção para o espaço

Giovani Soares – arquiteto

Do Blog Gláucia Lima – Se você é daqueles seridoenses que guardam boas lembranças do Castelo de Engady, vai gostar de conhecer o projeto elaborado pelo arquiteto, natural de Cruzeta, Giovani Soares. Ano passado, enquanto ele fazia a pesquisa exploratória para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o castelo, leu uma matéria no #BlogdaGL sobre o estado de abandono da edificação.

A partir daquele momento Giovani resolveu usar sua indignação para dar vida ao castelo.  Então, como trabalho final da graduação em Arquitetura e Urbanismo, levantou pessoalmente todas as ruínas e desenvolveu uma proposta de intervenção. “A proposta do projeto consistiu em resgatar o patrimônio caicoense, por meio de uma delicada intervenção arquitetônica , devolvendo-o à sociedade a partir da implantação de um uso social, dinâmico e sustentavelmente econômico”, explica.

No projeto, o castelo recebeu uma nova estrutura interna com um café (como mostra a foto abaixo), buscando garantir a dinamicidade do espaço em diversos horários.

Também surgiu o ‘Centro de Cultura, Capacitação e Empreendedorismo Castelo de Engady’ : um equipamento de uso público, abrigando atividades de ensino profissionalizante e cultura com base nos preceitos da Economia Criativa. 

O projeto primou pela acessibilidade a todo o conjunto, onde o visitante é levado a um generoso pátio que dá acesso às salas de aula, sala de artes plásticas, ateliê de bordado, laboratório de informática, midiateca e administração. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É, realmente, algo de encher os olhos.

VEJA EM VÍDEO esse sonho:

www.glaucialima.com